Na manhã desta terça-feira (09/07), o cantor Zé Vaqueiro usou de suas redes sociais para anunciar o falecimento de seu filho, o pequeno Arthur, de 11 meses de vida. O bebê era portador da chamada Síndrome de Patau.
Em julho de 2023, Zé, ao lado de sua companheira Ingra Soares, anunciaram o nascimento do pequeno e relataram que Arthur havia nascido com uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13.
Isso significa que algumas ou todas as células do corpo possuem uma cópia extra de si (três, ao invés de duas) do cromossomo 13. Essa malformação também leva o nome de Síndrome do Patau, uma doença rara e que pode ocorrer em 1 a cada 5 mil nascimentos.
Por contar com “cromossomos a mais”, o DNA acaba se tornando “bagunçado” e, no momento de orientar a formação de um indivíduo, acaba gerando malformações e problemas congênitos.
Apesar de Arthur ter nascido com a rara condição, sua aparição é mais comum em meninas, 1 a cada 7.000 nascimentos. A síndrome é, também, uma das principais responsáveis por casos de abortos espontâneos.
Recomendados para você
Sintomas
Entre as principais características de crianças que nascem com essas condições, o atraso mental e cognitivo e as más formações físicas estão entre os sintomas mais expressivos. Além disso, a síndrome também pode ocasionar surgimento de outras doenças, como problemas no coração, surdez, deficiência mental e doenças renais.
Nas características visíveis, estão as plantas dos pés arqueadas, orelhas deformadas, fenda labial e palato fendido, crises convulsivas, pescoço curto, microcefalia, mãos com um sexto dedo ou dedos sobrepostos e problemas nos olhos.
Infelizmente, não existe um tratamento ou cura para a condição. Entretanto, é oferecido suporte e acompanhamento diário para a família, em busca de garantir uma melhor qualidade de vida.