A Inteligência Artificial se apresenta cada vez mais como o futuro digital e mostra sua evolução a cada dia, realizando textos, imagens, vídeos e até mesmo exercendo funções práticas.
Tamanha evolução, entretanto, também pode apresentar perigo para as mãos humanas. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Ipsos revelou que 50% dos brasileiros temem ser substituídos por uma inteligência artificial no futuro.
A pesquisa avaliou a visão do futura dos entrevistados de acordo com os próximos cinco anos. Além disso, o mesmo estudo revelou que 67% dos participantes acreditam que o avanço tecnológico pode alterar sua profissão no futuro.
Para realizar o estudo, denominado “Monitor de Inteligência Artificial 2024”, foram avaliados 32 países, de modo que pudesse ser feita uma média global. Foram mil brasileiros entrevistados, entre 18 a 74 anos de idade.
Na lista de países que possuem profissionais preocupados em serem substituídos, o Brasil está no Top 10, entretanto, o ranking é liderado pela Indonésia, com 87%, e, em seguida, pela Tailândia, com 81%.
Recomendados para você
Quem são os mais preocupados em perderem os empregos?
A análise do Ipsos também revelou qual grupo está mais preocupado com essa questão e revelou que a Gen-Z (nascidos a partir de 1995) e os millennials (nascidos entre 1980 a 1995) são os principais.
Mais a fundo, o estudo também conta que 67% dos brasileiros possuem um bom entendimento sobre o uso da IA, enquanto 26% não. Portanto, a cada quatro brasileiros, um não saberia as funcionalidades gerais da IA.