São João: 5 comidas típicas que não podem faltar em nenhum arraial

Sucesso entre o público, esses pratos se tornaram indispensáveis em festas juninas

A época de São João é, sem dúvidas, uma das favoritas entre os brasileiros e boa parte disso está nas comidas típicas que marcam a festividade o estômago de quem comemora.

Ainda que sejam pratos que possam ser provados durante o ano todo, em junho, essas comidas ganham um sabor especial e ajudam a marcar na lembrança, memórias de uma noite incrível e de muita diversão.

Entre os pratos típicos nos arraiais, a grande maioria das opções contam com um protagonista principal: o milho. Esse grão está presente em boa parte das receitas e pode ser preparado de diversas formas.

Um motivo para o milho ser destaque nas festas, vem diretamente do passado. As festas juninas, no geral, foram trazidas pelos portugueses, que tiravam o mês de junho para celebrar seus santos catolicistas. 

As celebrações contaram também, como comemoração da colheita de trigo. Contudo, o Brasil não era um grande produtor do mesmo na época e, por isso, colocou outro grão para ser celebrado.

Além dele, outro marco do São João são as famosas bebidas, que ajudam a aquecer as noites frias de junho com um sabor especial, principalmente as alcoólicas. 

Em qualquer arraial, é impossível sair da festa sem ter aproveitado um pouco da diversidade gastronômica. Confira, a seguir, uma lista com os principais pratos típicos do São João.

Canjica

A canjica é, nada mais, do que o grão de milho já processado. Essa sobremesa pode ter inúmeros sabores, mas sua receita mais famosa leva leite de coco, leite, canela, cravo e outras especiarias.

Outro sabor famoso é a canjica de amendoim. Apesar de seu nome marcante, alguns locais do Brasil, como as regiões Norte e Nordeste, também podem chamar a receita de “manguzá”.

Imagem Canjica
Canjica. Reprodução: Guia da Cozinha.

Recomendados para você


Quentão

Uma das bebidas mais tradicionais do São João, o Quentão é feito à base de vinho e cachaça. Como o próprio nome indica, é servido quente e serve como uma forma de aquecer os festeiros. 

No passado, o Quentão surgiu através dos portugueses colonizadores, que precisavam de uma alternativa para o mulled wine, bebida típica da Europa. Com o passar do tempo, o drink ganhou sua forma “abrasileirada”, até se tornar o que é hoje. 

Imagem Quentão
Quentão. Reprodução: Tudo Gostoso.

Pamonha

Mais uma receita onde o milho se destaca, a pamonha é uma das maiores sensações nas festas juninas e pode ser aproveitada tanto em receitas doces, como salgadas. 

Seu visual único também se destaca. Entregue em volta de uma “casca” de palha, muitos visitantes usam da própria como “guardanapo”, para consumir a pamonha, tornando-se tradição. 

Imagem Pamonha
Pamonha. Reprodução: Guia da Cozinha.

Curau

Mais um destaque para o milho no cardápio, é praticamente impossível uma festa de São João acontecer sem a presença de um curau, um dos doces mais procurados por quem está comemorando. 

Um fato curioso, é que em regiões como Nordeste e Norte do Brasil, esse prato pode ser chamado também de “canjica” que, como dito anteriormente, possui outro nome.

Imagem Curau
Curau. Reprodução: Casa e Culinaria.

Bolo de Milho

Quando o assunto é milho, é claro que não pode faltar um dos pratos que permite que o grão seja um verdadeiro destaque. É por isso que o famoso bolo de milho nunca é rejeitado. 

Perfeito para um café da tarde, o bolo de milho pode ser feito de diversas formas, mas nunca sem perder sua popularidade. 

Imagem Bolo de Milho
Bolo de milho. Reprodução: Tudo Gostoso.

Comunidade

Leia mais