Roteiro Buenos Aires: o que fazer na capital argentina durante 3 dias

Somente em 2023, mais de 700 mil brasileiros passaram por terras argentinas.

A capital da Argentina, Buenos Aires, é famosa por sua culinária única e clima diferenciado. Por conta disso, cada vez mais brasileiros arrumam as malas e partem em direção ao país, buscando uma nova experiência.

De acordo com um relatório produzido pelo Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur) e pela Embaixada Argentina no Brasil, durante os meses de janeiro e julho de 2023, cerca de 750 mil brasileiros passaram pela Argentina e aproveitaram o local.

Dentre os inúmeros positivos em conhecer o local, a facilidade financeira e o fácil acesso também são pontos que levam turistas a passar alguns dias pela cidade. Uma vez hospedado ali, o que não faltam são oportunidades de aprender uma nova cultura por completo.

Sendo repleta de pontos históricos importantes, é importante saber os locais que não podem ser deixados de fora em meio a uma visita. Confira, a seguir, um roteiro para curtir 3 dias tranquilos em Buenos Aires. 

Dia 1

Manhã

Café da Manhã

Para começar o dia com o pé direito, nada melhor do que aproveitar um bom café da manhã em algumas das lanchonetes mais tradicionais do país, aproveitando seus pratos típicos.

Duas ótimas opções são Café Tortoni ou a Confitería La Ideal. O cardápio dos estabelecimentos contam com inúmeras opções de medialunas, conhecidas também como croissants, e cafés que darão energia para o resto do dia.

Plaza de Mayo

A Plaza de Mayo é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes de toda Buenos Aires. Conhecida como “coração político” do país, o local recebe visita de inúmeros turistas todos os dias. 

Tendo sido palco de atos políticos e grandes protestos, como os da Mães da Plaza de Mayo, momento onde mães de vítimas da ditadura militar se reúnem. Atualmente a praça é ponto de encontro entre amigos e famílias, que aproveitam para curtir a sombra das árvores, ler ou apenas curtir o dia. 

Imagem Argentina
Plaza de Mayo, Buenos Aires. Reprodução: Internet.

Recomendados para você


Tarde

San Telmo

Um dos bairros mais famosos de Buenos Aires, San Telmo é conhecido por suas ruas em paralelepípedos, além de suas lojas de antiguidades, cervejas artesanais, livrarias e museus.

Uma dica interessante aos turistas é optar por conhecer a rua no domingo, já que esse dia é separado para apresentações de tango entre bailarinos, na Plaza Dorrego.

Mercado de San Telmo

Ainda no mesmo bairro, o público também pode conhecer o Mercado de San Telmo e desfrutar de seus souvenirs. O espaço foi inaugurado em 1897 e mantém, até hoje, seu ar de antiguidade. 

Um de seus principais pontos é a área de víveres, locais com os mais variados tipos de carnes, peixes e aves. Em outro ponto do mercado, é possível voltar ao tempo e encontrar artigos de luxos antigos, assim como brechós. 

Imagem San Telmo
San Telmo, Buenos Aires. Reprodução: Internet.

Noite

Puerto Madero e Puente de la Mujer 

Para fechar a primeira noite com chave de ouro, os turistas podem realizar um jantar especial no Puerto Madero, aproveitando a carne argentina ao lado de um bom vinho e uma ótima vista.

Por fim, um passeio pela Puente de la Mujer fará com que o público relaxe enquanto se encanta com a beleza do rio argentino. 

Imagem Puerto Madero
Puerto Madero, Buenos Aires. Reprodução: Internet.

Dia 2

Manhã

Bairro La Boca 

Uma visita ao bairro de La Boca, um dos mais tradicionais da Argentina, não pode ficar fora da lista. Ali, os turistas irão conhecer o Caminito, uma rua colorida e repleta de casas de lata pintadas de maneira vibrante e arte de rua.

Para os fãs de futebol, também é possível conhecer o La Bombonera, estádio famoso e casa do time argentino Boca Juniors, representantes do bairro.

Imagem La Boc
La Boca, Buenos Aires. Reprodução: Internet.

Tarde

Palermo Soho

Tirar a tarde para um dia de compras e garantir as lembrancinhas para família e amigos faz parte de qualquer viagem. Uma boa opção é o bairro de Palermo Soho, conhecido por suas lojas de grife, galerias de arte e cafeterias. 

É neste mesmo bairro onde está localizado o café Don Julio. Oferecendo opções de almoço e sobremesa, o espaço se tornou ponto conhecido entre os turistas devido ao seu sabor inesquecível.

Noite

Frank's Bar

Ainda em Palermo, os viajantes podem aproveitar o fim do segundo dia para curtir um pouco mais da noite argentina, visitando os inúmeros pubs e bares disponíveis no bairro.

Uma ótima opção é o Frank's Bar, que oferece os melhores drinks e coquetéis da região. Para quem gosta de dançar, Palermo também conta com variadas opções de milongas (casas de tango).

Imagem Palermo Soho
Palermo Soho, Buenos Aires. Reprodução: Internet.

Dia 3

Manhã

Centro Cultural Recoleta

Separar um espaço para conhecer um pouco mais sobre a cultura local nunca é demais e o Centro Cultural Recoleta, no bairro de Recoleta, é uma ótima indicação para começar o dia. 

O espaço conta com exposições de arte contemporânea e eventos culturais abertos para todo o público, onde é possível conhecer um pouco mais dos artistas argentinos e sua história.

Imagem Recoleta
Recoleta, Buenos Aires. Reprodução: Internet.

Tarde

Jardim Japonês

Mais um dos corações da cidade, o Jardim Japonês é um espaço feito para promover o relaxamento e o descanso em meio a um dia agitado e corrido que só a Argentina pode oferecer. 

Atualmente, o local também conta com opções de lazer para o público, como uma casa de chá, sala de leitura, loja de lembranças e até mesmo um viveiro de plantas.

Imagem Jardim Japonês
Jardim Japonês, Buenos Aires. Reprodução: Internet.

Noite

Café de los Angelitos

Para finalizar a viagem de maneira ideal, nada melhor do que aproveitar uma apresentação de tango em um dos locais mais tradicionais de todo o país, o Café de los Angelitos.

O espaço é conhecido por ser ponto de encontro entre artistas, dançarinos e poetas e seus shows são reconhecidos por toda a Argentina, se tornando um dos principais polos culturais. 

Imagem Café de los Angelitos
Café de los Angelitos, Buenos Aires. Reprodução: Internet.

Comunidade

Leia mais