Tóquio: primeiros passos, pontos turísticos e necessário para entrar no Japão

Recebendo cerca de 2 milhões de turistas por ano, a cidade já foi a sexta mais visitada no mundo

Sendo uma das capitais mais avançadas no mundo, Tóquio se tornou um dos maiores centros de cultura, tecnologia e lazer do mundo. A movimentada capital do Japão recebe, diariamente, visitantes em busca de experiências que só podem ser encontradas do outro lado do mundo.

Segundo dados retirados do Wikipédia, anualmente, a cidade recebe em suas ruas cerca de 2,6 milhões de pessoas. Além de representar um ingresso anual de dois bilhões de dólares, isso faz com que Tóquio seja a sexta cidade mais visitada em todo o mundo. 

É em suas ruas onde está localizada a Estação de Shinjuku, uma das mais movimentadas do planeta. Ali, passam cerca de 3,5 milhões de passageiros por dia, tornando o metrô um ponto referência em todo o país. 

Contudo, muito além de tecnologia, animes e jogos, Tóquio também está repleta de histórias profundas e heranças trazidas desde seus tempos mais antigos. Para quem deseja conhecer um pouco mais do coração do Japão, está com certeza será uma viagem inesquecível.

Entenda, a seguir, os primeiros passos para conseguir entrar no Japão.

Imagem Tóquio
Tóquio, Japão. Reprodução: Internet.

Recomendados para você


Primeiros passos

Para os turistas brasileiros, a entrada no Japão pode ser mais simples do que parece. Em setembro de 2023, foi aprovada a isenção do visto para o Brasil e, portanto, turistas tupiniquins podem conhecer Tóquio sem muitos problemas.

Para isso, é necessário somente portar um passaporte válido com chip emitido desde 2011. É importante estar ciente que a isenção é válida apenas em caso de turismo e dura 90 dias.

Em casos de viagens a trabalho, estudos e outras atividades (remuneradas ou não), ainda é necessário realizar a emissão de um visto. Além do passaporte, também será necessário mostrar comprovantes de passagem com ida e volta, além de reservas em algum hotel. 

O governo japonês também exige que os viajantes comprovem ter recursos financeiros para se manter no país durante sua viagem e fazem vista grossa contra antecedentes criminais.

Valor da moeda

No Japão, a moeda vigente se chama Iene (¥) e é válida em todo o território. Para os brasileiros, a conversão pode ser relativa e é importante estar ciente do valor de compra no país. 

Apesar do real ser uma moeda valorizada no Japão, em termos de comparação, um iene para os japoneses seria o mesmo que um centavo, portanto, um real, em média pode valer cerca de 50 ienes. 

Para realizar a conversão, o mais recomendado é que os turistas comprem os ienes ainda em território brasileiro. A conversão pode ser feita em bancos disponíveis nos próprios aeroportos. 

Imagem Iene
Iene é a moeda vigente no Japão. Reprodução: REUTERS/Florence Lo

Hospedagem

Por ser uma cidade grande, Tóquio conta com diversas áreas e o local ideal de hospedagem deve ser pensado com antecedência. Para os turistas que desejam conhecer a cidade por completo, o bairro de Shibuya é a melhor opção.

Esta zona de Tóquio é a mais preparada para receber estrangeiros, uma vez que conta com inúmeras opções de hotéis, restaurantes e está próxima da estação de Yamanote, linha de metrô que liga boa parte da cidade.

Por ser um local bastante procurado, seu custo benefício costuma ser alto. Neste caso, os visitantes também podem considerar se hospedar no bairro de Shimokitazawa. Com o valor mais baixo, este bairro apresenta uma arquitetura mais simples e está longe da estação Yamanote.

Uma opção parecida com Shibuya é a região de Shinjuku. Ali, os turistas também encontrarão bons hotéis e restaurantes variados, que apresentarão um pouco mais da culinária local. O transporte na área também é avançado e auxilia nos passeios pela cidade. 

Transporte

Para quem está visitando o Japão, a melhor opção de transporte no país é o trem. Por ser uma cidade avançada, as estações de Tóquio ligam quase toda a cidade. Já citada anteriormente, a linha Yamanote é responsável por ligar as principais atrações locais e facilita a experiência de quem vem de fora. 

Para quem se interessa em usar aplicativos de transporte ou táxis, o valor das viagens pode ser um pouco salgado. Portanto, utilizar o trem ou até mesmo o metrô se torna a melhor saída.

Principais pontos turísticos

Harajuku

Sendo um dos pólos culturais no mundo, o que não falta em Tóquio são opções de lazer para os turistas, principalmente no bairro de Harajuku. Considerado um dos maiores centros de moda, é nesta região que os turistas encontrarão os mais variados estilos de roupas.

Com itens coloridos, bastante acessórios e muita extravagância, a região consegue chamar atenção apenas com seu visual. Aos finais de semana, as ruas do bairro são tomadas por jovens e seus estilos únicos, famosos em animes e clipes musicais.

Imagem Harajuku

Akihabara

Outro ponto bastante forte no Japão é o uso da tecnologia. Para os fãs de eletrônicos, é válida a visita ao bairro de Akihabara. É nesta área onde estão os produtos focados em games, animes e mangás.

O dia mais indicado para sua visitação é aos domingos, uma vez que o local fica fechado para a circulação de veículos e o público pode andar livremente por suas ruas. 

Imagem Akihabara
Akihabara, Japão. Reprodução: Internet.

Hachikō Memorial Statue

Os fãs de filmes e histórias emocionantes não podem perder a chance de visitar o memorial do cachorro Hachikō. Para quem não se lembra, a história do animal foi contada no filme “Sempre ao seu lado”, protagonizado por Richard Gere.

No longa baseado em fatos reais, Hachikō é um cãozinho que passou a esperar por anos a volta de seu dono, mesmo após a sua morte, em frente a estação de metrô onde ele saía para trabalhar. A estátua de bronze do pet está localizada em frente a estação de Shibuya.

Imagem Hachikō Memorial Statue
Memorial para o cão Hachikō, Japão. Reprodução: Internet.

Museu Nacional de Tóquio

Tóquio também é cultura e parte de sua história pode ser conhecida no Museu Nacional de Tóquio. Ali, os visitantes poderão entender um pouco mais sobre a cultura local e analisar artefatos deixados pelo exército local. 

Além disso, o público também poderá conferir detalhes sobre as vestimentas clássicas do Japão, como os kimonos. Peças de artesanato, obras de artes e armas também estão expostas. 

Imagem Museu Nacional de Tóquio
Museu Nacional de Tóquio, Japão. Reprodução: Internet.

Templo Meiji

Criado em homenagem ao Imperador Meiji, o templo chegou a ser bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi reconstruído após receber doações por parte de todo o país.

Hoje, o templo se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e além de um teto feito de bronze, também conta com um bosque chamativo e perfeito para atualizar as fotos pessoais.

Imagem Templo Meiji
Templo Meiji, Japão. Reprodução: Internet.

Palácio Imperial de Tóquio

Construído em 1457, o Palácio Imperial de Tóquio continua sendo moradia oficial da família imperial do Japão. Ainda que carregue marcas de seus anos de existência, a imponente construção continua sendo uma das mais belas do país. 

Parte de seu território foi destruído durante a Segunda Guerra, ainda assim, o palácio voltou a ser erguido, mantendo suas características originais.

Imagem Palácio Imperial de Tóquio
Palácio Imperial de Tóquio, Japão. Reprodução: Internet.