As praias mais bonitas de Florianópolis para passar um tempo em família

A capital do estado de Santa Catarina conta com opções que irão agradar a todo tipo de público

Florianópolis se destaca por suas praias

Para quem deseja tirar um tempo da rotina e relaxar ao som da maresia, Florianópolis pode ser a opção ideal durante as próximas férias. Repleta de praias históricas e uma vista inconfundível, a capital catarinense reúne bem-estar e diversão em um só lugar.

A beleza do local fez com que a cidade se tornasse um ponto de desejo entre os turistas. Segundo dados do Ministério do Turismo, as praias da área aparecem em primeiro lugar na lista de mais visitadas do país. 

Entre os pontos positivos, está a variedade de praias disponíveis em toda a ilha, divididas entre as zonas Sul e Norte. São mais de 40 opções para o público, com variações de hospedagem e lazer para a família, casais e até mesmo para quem deseja um momento sozinho.

Em suas opções algumas praias são mais indicadas para o público que deseja tomar um banho de mar sem maiores preocupações, outras são o ponto ideal para quem procura se aventurar junto à natureza. Confira, a seguir, a lista com as melhores praias para se visitar em Florianópolis. 

Praias da Zona Sul

Praia Campeche

Localizada ao Sul da cidade, o local é batizado carinhosamente como “Caribe brasileiro”, isto porque sua água azul e areia branca são pontos que se destacam e chamam atenção de todo o público, tornando um dos pontos mais bonitos de toda Santa Catarina.

Muito além de um ponto turístico, a ilha é considerada um patrimônio arqueológico, já que é responsável por preservar inscrições rupestres. Devido a suas grandes ondas, a praia é bastante frequentada por surfistas que se aventuram no mar.

Por se tratar de um local ecológico, a área acabou ganhando um limite de 800 visitantes diários. No local, é comum avistar monitores e barqueiros conscientizando o público e os alertando em caso de mar agitado.

Recomendados para você


Imagem Praia Campeche
Praia Campeche, Florianópolis. Reprodução: Internet.

Praia Joaquina

Conhecida também como “Joaca”, a praia Joaquina tem como principal característica suas dunas e suas enormes ondas. O local já foi sede de inúmeros campeonatos mundiais de surf e grandes nomes do esporte já se aventuram por ali.

Já nas dunas, a prática do sandboard - ou, surf de areia -, também se tornou bastante popular. A praia é composta, em sua maioria, por um público mais jovem e esportista devido às ondas fortes. Ainda assim, alguns pontos do mar são mais calmos e famílias que desejam apenas aproveitar um dia no local também podem turistar. 

Imagem Praia Joaquina
Praia Joaquina, Florianópolis. Reprodução: Internet.

Praia da Armação

Considerada a segunda praia mais movimentada da região, o local é conhecido por ser o centro de pesca artesanal de toda a ilha. Ao visitar a área, é comum avistar barcos espalhados por todo o mar, deixando a vista ainda mais única. 

A Armação também serve como ponto de partida de excursões até a Praia do Matadeiro, Lagoinha do Leste e a já citada Ilha Campeche. Um ponto positivo são suas águas mistas, enquanto alguns pontos as ondas são mais agitadas, outros são ideias para tomar um banho sem grandes preocupações. 

Imagem Praia Armação
Praia Armação, Florianópolis. Reprodução: Mariza Carvalho.

Praia do Matadeiro

Este é o local mais indicado para quem procura tranquilidade, um tempo em casal ou em família. A praia do Matadeiro conta apenas com a presença de banhistas e alguns restaurantes próximos, sem vendedores ambulantes.

Ainda que o nome possa assustar, a área foi batizada desta forma pois, em 1785, o local era conhecido por ser um grande abatedouro de baleias para o uso de óleo. Apesar de sua característica natural, é importante os banhistas se manterem atentos ao mar, que pode contar com ondas fortes em alguns momentos.

Imagem Praia do Matadeiro
Praia do Matadeiro, Florianópolis. Reprodução: Internet.

Praia da Lagoinha do Leste

A aventura no local começa desde seu acesso. A praia da Lagoinha só pode ser encontrada através de trilhas ou embarcações e é considerada um dos pontos mais bonitos de Florianópolis. 

O caminho até as belas águas conta com três opções, duas delas sendo por trilhas. A primeira leva em torno de uma hora e é considerada a mais leve, já a segunda leva em torno de três horas e é ideal para os aventureiros. O terceiro modo são as embarcações vindas de Armação.

Imagem Praia da Lagoinha do Leste
Praia da Lagoinha do Leste, Florianópolis. Reprodução: Internet.

Praias ao Norte

Praia de Canasvieiras

Já ao norte da cidade, a praia é tomada por uma forte influência da cultura argentina e, por isso, é difícil encontrar o local vazio. Na área, é comum encontrar turistas não apenas brasileiros, mas de diversos países da América Latina. 

Uma característica que a diferencia das praias citadas anteriormente, é a temperatura da água. Enquanto as demais são conhecidas por serem bastante frias, as do local são mais amenas, ainda que cheguem longe de serem consideradas quentes.

Imagem Praia de Canasvieiras
Praia de Canasvieiras, Florianópolis. Reprodução: Internet.

Praia de Jurerê e Jurerê Internacional

Não apenas de Santa Catarina, a praia de Jurerê é uma das mais famosas de todo o Brasil. Até os dias atuais, o local preserva a arquitetura e costumes de seus primeiros imigrantes de Açores, um arquipélago de Portugal.

Já tendo sido citada no jornal americano The New York Times, a área é a melhor opção para hospedagem, já que conta com inúmeros pontos de lazer e restaurantes, além de ser um referencial de habitações.

Imagem Praia de Jurerê e Jurerê Internacional
Praia de Jurerê e Jurerê Internacional, Florianópolis. Reprodução: Internet.

Praia Santo Antônio de Lisboa

Localizada em um dos bairros mais antigos e tradicionais da cidade, a praia de Santo Antônio conta com boas opções de gastronomia e uma grande importância histórica. Na época de Carnaval, o local enche de turistas que desejam aproveitar de seu tradicional bloquinho.

Diferente das praias anteriores, Santo Antônio também chama atenção por ser assemelhar bastante a uma vila de pescadores e guarda até hoje os costumes deixados por seus colonizadores.

Imagem Praia Santo Antônio de Lisboa
Praia Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis. Reprodução: Internet.

Praia de Sambaqui

Ainda citando a influência da pesca, Sambaqui é apresentado como um vilarejo tradicional de pescadores e carrega consigo tradições religiosas muito fortes. A pesca do camarão e de peixes costeiros são atividades comuns da área.

Além de sua beleza natural, o local também é conhecido por sua forte influência nas artes. Grupos famosos e artistas renomados em todo o país contam com sua sede no local.

Imagem Praia de Sambaqui
Praia de Sambaqui, Florianópolis. Reprodução: Internet.

Praia da Daniela

Esta é uma das praias mais calmas e tranquilas de toda Florianópolis, se tornando um ponto perfeito para quem busca fugir da correria da cidade e tirar um momento para se conectar consigo mesmo.

Com águas claras e um mar calmo, é comum que o público pratique esportes como stand up paddle, caiaque e natação. Ainda em dias movimentados, não é difícil encontrar espaço para relaxar e curtir o dia.

Imagem Praia da Daniela
Praia da Daneiela, Florianópolis. Reprodução: Internet.

Informações adicionais

Após escolher a praia ideal, é importante que os turistas estejam atentos a informações básicas sobre o funcionamento das áreas. Para uma melhor qualidade de vida, a prefeitura de Florianópolis indica que o lixo consumido pelos visitantes seja levado para a casa, onde é possível fazer a separação para reciclagem.

Viver uma experiência nova ao lado do pet é sempre um sonho se realizando, entretanto, animais não são permitidos nas praias da cidade. Por outro lado, caixas de som estão mais do que liberadas.

Comunidade

Leia mais