Cientistas descobrem que baleia-azul não é o animal mais pesado que já habitou a Terra

Fósseis gigantes foram encontrados por pesquisadores e causaram revolução no mundo da pesquisa animal

A Terra é composta por vários tipos de animais que geram curiosidades e interesse no público, mas o que muitas pessoas não sabem é que o planeta já foi habitado por bichos exorbitantes no passado. Cientista descobriram em uma pesquisa qual é o animal mais pesado que já habitou o planeta.

Muitas pessoas sempre acharam que a resposta para esse questionamento seria a conhecida baleia-azul, mas segundo o paleontólogo chileno Mario Urbina, essa informação não procede já que foi descoberto o fóssil de um animal de grande porte.

Recomendados para você


Segundo o paleontólogo, foi descoberto o fóssil de um cetáceo primitivo, no deserto do Vale Ica, no Peru, e com isso ele foi reconhecido por esses cientistas como o animal mais pesado que já habitou o planeta. 

Imagem baleia-azul

Os estudiosos informaram que os registros fósseis encontrados foram 13 vértebras, sendo quatro costelas e parte de uma pélvis da espécie que é chamada de Perucetus Colossus. Trata-se de um ancestral dos golfinhos e das baleias.

Os pesquisadores estimam que o animal poderia ter até 20 metros de comprimento, além de cerca de 80 a 340 toneladas de peso, sendo que a média seria de 200 toneladas. A baleia-azul, em média, pesa de 130 a 150 toneladas.

Imagem Perucetus-Colossus
Perucetus Colossus - Imagem: Arte de Alberto Gennari/National Geographic

Ainda de acordo com a pesquisa, os fósseis estavam em rochas de 39 milhões de anos. O estudo apontou ainda que o peso do Colossus é um dos fatores que o diferencia das baleias-azuis já que elas não conseguem ter essa mesma medida e peso.

Cabe ressaltar ainda que a massa esquelética do cetáceo primitivo excedeu a de qualquer mamífero ou vertebrado marinho conhecido, o que surpreendeu aos pesquisadores e causou uma grande revolução no mundo da pesquisa animal.

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais