Instagram passa a bloquear 'prints' em conteúdos enviados no direct

A ideia é prevenir o "sextortion" e proteger os usuários contra possível uso indevido de disseminação de imagens íntimas

O Instagram anunciou novas medidas de segurança para seus usuários. Em sua nova atualização, a rede social irá impedir a captura de tela em fotos enviadas em conversas privadas no direct. Ou seja, ao tentar 'printar', o usuário verá uma notificação de bloqueio, impossibilitando o registro da imagem.

Outra mudança é impedir que imagens ou vídeos enviados em DMs sob as condições “ver uma vez” ou “permitir repetição” sejam abertas em computadores. A ideia é evitar que a pessoa tire foto (ou print) ou grave a tela do computador para contornar as restrições do aplicativo da rede social para celulares.

A Meta, empresa do Instagram, tomou a decisão com o objetivo de combater a chantagem sexual e proteger os usuários contra possível uso indevido de disseminação de imagens íntimas.

A chantagem sexual, ou sextortion, é um crime que envolve a ameaça de divulgar conteúdo íntimo em troca de dinheiro ou outras vantagens. A plataforma do Instagram tem sido palco de muitos casos desse tipo de abuso nos últimos anos, principalmente devido à sua popularidade entre jovens.

Vale lembrar que, em abril, a Meta implementou uma série de medidas de segurança, incluindo um controle mais rigoroso para contas de usuários menores, limitando suas interações com "contas suspeitas".

Imagem dm-instagram
Instagram irá bloquear 'prints' em fotos enviadas no direct (DMs) - Foto: Reprodução/Internet

Recomendados para você


Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais