O que sabemos sobre buracos negros?

Eles são intrigantes e misteriosos. Descubra o que há nos buracos negros.

O que são?

Objetos cósmicos extremamente densos, os buracos contam com um campo gravitacional tão intenso que nada, nem mesmo a luz, consegue escapar de sua atração 💡

Imagine o Sol reduzido em uma pequena esfera menor que uma cidade! É essa imensa concentração de massa que cria uma força gravitacional tão poderosa 🕳️

Como eles são formados?

A maioria dos buracos negros se formam a partir do colapso de estrelas muito massivas no final de suas vidas…

Ou seja, quando uma estrela gigante não possui mais seu combustível nuclear, ela se contrai de forma agressiva, até se transformar em um buraco negro, atraindo o que está ao seu redor.

Horizonte de Eventos

Para o buraco negro, o Horizonte de Eventos surge como o ponto limite, do qual nada pode escapar. Uma vez que algo cruza esse limite, está condenado a ser “engolido” pelo buraco.

Já no centro do buraco negro, acredita-se que exista um ponto de densidade infinita. Ou seja, as famosas leis da física, como as conhecemos, não existem por ali.

Mas ainda existem muitas dúvidas sobre esses fenômenos, como por exemplo, o que há dentro deles? O questionamento é avaliado por cientistas até hoje.

Alguns teóricos sugerem que o universo pode terminar em um “Grande Colapso”, onde toda a matéria será engolida por buracos negros, deixando se existir.

À medida que a tecnologia avança, os cientistas continuam a desvendar seus mistérios e a expandir nossos conhecimentos sobre o cosmos.